Em uma situação de crise, os mecanismos que são estabelecidos em nós pela evolução são acionados. Mas se você os seguir cegamente, existe o risco de perder o controle de sua própria vida, brigando com entes queridos e fortalecer a inimizade na sociedade. O que vale a pena prestar atenção, avisa a psicóloga Marina Baskakova.

Mudanças e conflitos globais dão à luz muita controvérsia na web. Sentado em casa em frente ao monitor, as pessoas são facilmente apressadas com acusações. E eles geralmente soam assim: “Você, russos … vocês, ucranianos … vocês, cazaques … vocês, americanos … vocês, os britânicos … você, intelectuais … vocês, terapeutas .. .

“Estou envolvido em psicoterapia há muitos anos, seus vários tipos, incluindo terapia para lesões que vieram conosco de uma infância muito antiga. E há uma coisa muito importante que eu aprendi e veja como funciona.

Isso todo mundo conhece e está na superfície: é importante entrar em contato com uma pessoa pelo nome

Isto é, recorrer a ele pessoalmente-não para generalizar, não colá-lo com nada, para não dizer “você é tal e tal”, mas para dizer “você é masha (Petya, Yura, Alena, Svetlana, Milão, Dmitro , John, Patrick e assim por diante) “. E então, no momento da acusação, será possível ver que não é dado a essa pessoa em particular ”, enfatiza o psicólogo.

Então você pode dar a oportunidade de dizer, inclusive você, para não cair em terríveis confusão e impotência: “Eu não participei” ou “sim, participei”, “Eu não sou quem você envia a essas acusações, “Mas” eu sou eu quem fez o que estava em meus poderes https://mediarevolution.in/bank-of-baroda-announces-financial-results-for-the-quarter-financial-year-ended-31st-march-2023/ pessoais … ou não o fiz “.

Muito do que está acontecendo agora visa aqueles que, pelo menos, estejam em segurança física relativa, separam, dividem, criam inimizade, criam morte, especialistas acreditam. “Para ligar um ao outro pelo nome, virar apenas pessoalmente, não generalizar, não se fundir é uma maneira importante de permanecer pessoas”.

Esta é uma oportunidade de aceitar responsabilidade pessoal ou se defender, explicar, permanecer senso comum e em contato entre si

E também é uma oportunidade de manter seus sentimentos, fortes e desagradáveis ​​ou outros, e não cair na armadilha da violência um sobre o outro. Então, aqueles a quem a divisão e a desunião é benéfica não serão capazes de gerenciar, usando -a em seus interesses “.

Isso não é fácil, diz o especialista. Nos EUA, um mecanismo de divisão animal evoluiramente justificado em “Our/Alien” é estabelecido em nós. Mas é a capacidade de superar esses instintos, em última análise, nos torna pessoas.